Dependendo da sua idade, você pode não se lembrar de que houve um tempo antes da Jordan Brand existir. Pessoas nascidas depois de setembro de 1997 só viveram em um mundo onde os tênis Air Jordan estavam sob o guarda-chuva da Jordan Brand. Antes disso, os Air Jordans faziam parte da família Nike . Isso significa que você costumava chamá-lo de "Nike Air Jordan 4 ", por exemplo, semelhante a como você diria " Nike Foamposite " ou " Nike Air Max ".

Para ser justo, os Air Jordans ainda são, tecnicamente, parte da família Nike, já que a Jordan Brand é uma submarca que é totalmente de propriedade da Nike, assim como a  Converse . Mas isso é linguagem corporativa, não a verdadeira cultura dos tênis. Para aqueles que se importam com o último, há uma diferença genuína entre um Nike Jordan e um Jordan Jordan. É por isso que, nos últimos anos, vimos um ressurgimento dos Air Jordans com a marca Nike Air. Em vez de um logotipo Jumpman no calcanhar, esses Jordans — ou seja, o AJ3 e o AJ4 — dizem "Nike Air" no calcanhar. É um pequeno detalhe, mas que importa. Qualquer sugestão de design que faça referência à aparência desses tênis quando foram lançados pela primeira vez é valorizada.

A marca “Nike Air” é apenas uma das razões pelas quais as pessoas estão animadas com os novos lançamentos do Air Jordan 4, como as colorways “White Cement” e “Rare Air”. Então, decidimos dar uma olhada no Top 5 Air Jordan 4s com a marca Nike Air. 

Air Jordan 4 “White Cement”
É difícil superar um original. O “White Cement” é uma colorway OG do AJ4 que parece tão novo hoje quanto quando foi lançado pela primeira vez em 1989. Em 2025, o Air Jordan 4 “White Cement” retornou, completo com seus detalhes cinza salpicados e, claro, a marca original “Nike Air” no calcanhar.

 


Nigel Sylvester x Air Jordan 4 “Brick By Brick”
Ok, o Jordan 4 de Nigel Sylvester pode não dizer exatamente “Nike Air” no calcanhar. Mas a lenda do BMX conseguiu acenar para o OG e adicionar seu próprio toque ao colocar “Bike Air” no calcanhar de seu AJ4 “Brick By Brick”. O tênis conta a história de como, passo a passo, Sylvester se tornou uma força na cultura por meio de trabalho duro e dedicação. E a marca “Bike Air” é mais um exemplo de como a abordagem de Sylvester valeu a pena.

 


Air Jordan 4 “Rare Air”
O AJ4 “Rare Air” prova que um tênis não precisa ser complicado para causar impacto. A base preta é acentuada com toques sutis, mas poderosos, de vermelho e azul que ajudam o Jordan 4 a realmente se destacar. Isso é especialmente aparente no calcanhar, onde o logotipo cinza “Nike Air” contrasta fortemente com a aba azul do calcanhar. Este “Rare Air” também tem remendos removíveis na língua que permitem que o proprietário personalize como ele os usa.

 

Air Jordan 4 “Bred Reimagined”
Normalmente, mexer no design de um OG Air Jordan 4 é uma receita para o desastre. Mas o pessoal da Jordan Brand navegou com sucesso no ato de equilíbrio com o Jordan 4 “Bred Reimagined”. Trocar o nobuck por couro amassado na parte superior dá a este AJ4 um apelo refinado. E embora certas liberdades tenham sido tomadas, a equipe de design estava atenta em manter a marca “Nike Air” intacta.

 

Off-White x Air Jordan 4 “Sail”
O falecido Virgil Abloh tinha um olho incrível para detalhes. Então não é surpresa que ele tenha optado pela marca “Nike Air” quando sua marca Off-White colaborou na colorway Jordan 4 “Sail” em 2020. Este tênis é sem dúvida um dos mais limpos que Abloh produziu, e a aba translúcida do calcanhar com o tom “Nike Air” acrescenta a essa mística.